Existem fatos básicos em relação à cozinha e à culinária que, apesar de básicas, guardam alguns segredos que melhoram ainda mais a qualidade e aparência do alimento.
Algumas dessas técnicas podem ser identificadas abaixo e são extremamento úteis para preparos sendo desde almoços básicos até os mais sofisticados pratos:
Higiene:
- Troque a velha tábua de carne feita de madeira pela versão de plástico, pois os resíduos acumulados nos veios da madeira são focos de perigosas bactérias.
- Invista em um avental de corpo inteiro e uma faixa ou touca para segurar bem os cabelos
Instrumentos:
- Tenha sempre uma faca de oito polegadas - ótima para cortes precisos principalmente para tirar filés.
Pimentas saborosas:
- As pimentas, brancas ou pretas, devem ser moídas apenas na hora de usá-las, assim, ela guardará todo sabor e a qualidade que tem.
Alface:
- Cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo, portanto deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.
Batata frita crocante:
- Antes de fritar descasque as batatas e, em seguida, as coloque de molho em água bem gelada e depois as frite em óleo bem quente.
Arroz soltinho:
- O primeiro passo é lavar bem o arroz e deixá-lo escorrendo até que saia todo o excesso de água. Depois basta adicioná-lo no óleo quente e deixar que ele frite bem (em média por cinco minutos).
Bife suculento:
- Logo que for ao fogo, em óleo bem quente, sele o bife, virando a carne dos dois lados. Isso ajuda a diminuir a quantidade de água que ele solta e, conseqüentemente, deixa a carne mais "suculenta".