sexta-feira, 16 de junho de 2017

Feijoada: origem do prato e modo de preparo

Origem da feijoada - 

feijoada é um dos pratos típicos mais conhecidos e populares da culinária brasileira. Composta basicamente por feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha e o acompanhamento de verduras e legumes, ela é comumente apontada como uma criação culinária dos africanos escravizados que vieram para o Brasil. Mas essa seria a verdadeira origem da nossa querida feijoada?

Prato brasileiro ou "abrasileirado?"
Historiadores e especialistas da culinária indicam que esse tipo de prato composto por diversos tipos de carnes, legumes e verduras seria uma criação milenar. Proveniente possivelmente da área mediterrânica da época do Império Romano, segundo Câmara Cascudo. Pratos similares na cozinha latina seriam o cozido, em Portugal; o cassoulet, na França; a paella, à base de arroz, na Espanha; e a casouela e o bollito misto, na Itália.

Entretanto, a feijoada possui muitas especificidades da enorme culinária brasileira. O feijão preto, é originário da região Sul-Americana. A farinha de mandioca também tem origem americana, sendo adotada como componente básico e fundamental da alimentação pelos africanos e europeus que vieram para o Brasil. 

Um fato muito interessante é que segundo Carlos Alberto Dória, a origem da feijoada estaria no “feijão gordo”, o ensopado da leguminosa acrescido de toucinho e carne seca. A feijoada seria esse “feijão gordo” enriquecido ao extremo, com linguiças, legumes, verduras e carnes de porco.

A inclusão da carne suína levou Câmara Cascudo a questionar se a feijoada seria invenção dos africanos escravizados. Afinal, boa parte dos africanos eram seguidores do islamismo, ou seja, como poderiam ter incluído a carne de porco no prato, já que a religião interdita seu consumo?
O famoso folclorista brasileiro indica que a feijoada como a conhecemos, composta de feijão, carnes, hortaliças e legumes, seria uma combinação criada apenas no século XIX em restaurantes frequentados pela elite escravocrata do Brasil. Sua difusão teria se dado em hotéis e pensões, principalmente a partir do Rio de Janeiro, expandindo por todo o país.
Porém, a propagação da ideia da feijoada como prato nacional seria consequência das ações dos modernistas para construir uma identidade nacional brasileira, segundo Carlos Alberto Dória. A feijoada seria um dos signos da brasilidade, caracterizada pelo tema da antropofagia, da deglutição cultural que permeou a formação da nação brasileira.
Fazendo o prato - 
Ingredientes: 500 g de feijão preto, 500 g de carne-seca, 60 g de orelha de porco, 60 g de rabo de porco, 60 g de pé de porco, 250 g de costelinha de porco, 250 g de lombo de porco, 150 g de paio, 150 g de linguiça portuguesa.
Tempero: 1/2 cebola grande, 1/4 de maço de cebolinha verde, 1 folha de louro, 2 dentes de alho, pimenta do reino a gosto, 1/2 laranja, 30 ml de vodka, 1/4 talo de salsão e sal a gosto.
Modo de preparo: Coloque as carnes de molho por 24 horas ou mais, trocando a água várias vezes. Coloque para cozinhar as carnes duras e em seguida as macias. Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos em fogo forte, e jogue a água fora, pois nela está todo o excesso de gordura. Quando estiverem todas macias retire-as e coloque o feijão. Finalmente, tempere o feijão e retire toda a gordura que for subindo a superfície durante o cozimento. Após 2 horas, comece a testar o grau de cozimento das carnes.
No link a seguir disponibilizamos em um vídeo uma forma rápida e prática de dessalgar a carne-seca: https://www.youtube.com/watch?v=XBzfg0Ycb9M
Acompanhamentos: Arroz branco, couve, gomos de laranja, bisteca, farofa, torresmo, linguicinha, banana a milanesa e caldinho temperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário