sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Os 5 segredos na hora de comprar carne-seca


Muita gente adora carne-seca, considera-a o melhor petisco em bares e restaurantes, não resiste a uma boa feijoada, porém nunca se imaginou comprando o produto e preparando uma deliciosa receita em casa.

O interessante é que, hoje em dia, a carne-seca, principalmente o jerked beef, é uma das carnes mais fáceis de preparar e com uma das maiores variedades de receitas também. Basta dessalgar e preparar como quiser.

Muita gente pensa que é difícil escolher uma boa peça de carne-seca mas relacionamos os 5 passos mais importantes pra não ter erro na cozinha ao preparar seu escondidinho, sua pizza,  pastel, feijoada, tutu de feijão, torta recheada, carne-seca na moranga, etc.

1.       Prefira a carne-seca embalada a vácuo. Normalmente em pacotinhos de 500g, 1kg e 5kg, esse produto estará protegido em todo o manuseio que existe da saída do fabricante até a gôndola ou loja que irá ofertar o produto. Se você não está acostumado a comprar “pelo cheiro” como é feito culturalmente em algumas regiões do Brasil, confie mais nas embalagens a vácuo.

2.       Observe se existe realmente vácuo na embalagem. Alguns fatores fazem com que ocorra a perda de vácuo, como o transporte, o contato com objetos pontiagudos, manuseio nas gôndolas, etc. A perda do vácuo vai influenciar na validade apropriada para o consumo do produto. Observe bem este item, se existe AR no interior da embalagem não compre.


3.       Observe o Corte que você está comprando e veja se o produto no interior do pacotinho corresponde ao que está sendo oferecido. Se for Ponta de Agulha, espere encontrar uma boa quantidade de gordura, pois é o corte que corresponde à costela bovina. Se optar pelo Dianteiro você vai encontrar uma carne com mais fibras e nervos, com menos gordura que a Ponta de Agulha, mas, ainda assim com quantidade considerável.  Se preferir o Traseiro, geralmente mais caro que os demais por ser um corte nobre, a carne deverá ser mais consistente e com menos gordura que os demais cortes.




4.       A carne-seca deve ser...seca! Esta é uma das maiores falhas durante a compra deste produto. Muita gente não resiste àquele pacotinho com aparência de carne fresca, bem mole e suculento. Mas, ao passar por todo o processo produtivo de salga, cura e dessecagem, a característica de uma carne-seca de qualidade é um produto com a menor quantidade de líquido possível. É a ausência de líquido que permite a conservação sem refrigeração por longo tempo. Sem umidade, sem microorganismos para se desenvolverem. É aceitável pouco líquido avermelhado no produto (enzimas), mas sem exagero. Manuseie a carne, sinta-a firme e compacta.





5.       Para evitar surpresas procure conhecer a idoneidade do fabricante. Acesse seu site, envie e-mail a seu SAC, pergunte sobre a procedência de sua carne (matéria-prima) e veja se seu processo produtivo está inspecionado pelo SIF ( Serviço de Inspeção Federal). 

Escrito por Marceno Braga

32 comentários:

  1. GOSTEI DAS DICAS, VALEU, POST NOTA 10!

    BJS.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amei 🤗. Comprei uma assim mesmo como mostra a ilustração acima e me arrependi pois não estava com cheiro muito bom. Eu achava que estava abalando na compra da carne seca.😟

      Excluir
  2. Excelente suas dicas, hoje em dia precisamos estar atentos ao fazer nossas compras, e produtos de qualidade é o que valem. Confiança é tudo. Muito bom...bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, esclarecimentos nunca é demais.

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas. Eram as minhas maiores dúvidas sobre carne seca.
    Obrigada, viu?!
    Suzy
    http://suzymitsy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. gostei das dicas, vou ficar mais atento agora na hora de comprar - abraços do Chef Osmarino

    ResponderExcluir
  6. Ótimas explicações... Adorei! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Comprei uma carne seca (coxão) é o que vem escrito na embalagem, com bastante líquido abri o pacote e está com cheiro forte é normal? Bem forte mas está na data de validade. É normal?

    ResponderExcluir
  8. PARABENS CONSEGUIRAM EXPLICAR DE FORMA SIMPLES E COMPREENSIVEL.OBRIGADA

    ResponderExcluir
  9. NA NET SOMOS TORPEDEADOS COM MUITA PORCARIA, MAS QUANDO NOS DEPARAMOS COM UM ARTIGO ASSIM, NOS FAZ ENTENDER QUE AINDA VALE A PENA PESQUISAR. MUITO BOA AS DICAS, COMO AMANTE DA CARNE SECA ME SENTI PRESENTEADA COM AS INFORMAÇÕES. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas
    Agora aprendi a comprar uma carne seca de Boa qualidade

    ResponderExcluir
  11. muito boa a dica.
    ajudou muito.
    obrigada

    ResponderExcluir
  12. Qual o melhor parte para fazer feijão mulatinho?

    ResponderExcluir
  13. Comprei uma carne seca dianteira está com cheiro forte de podre não e normal.ne ?

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber se é normal o jerked beef traseiro ter uns pontos fluorescente.
    Conforme eu mexo com os pedaços aparece coloração esverdeada.

    ResponderExcluir
  15. Valeu,gostei muito das explicações

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Jerked beef é bom para fazer escondidinho

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde. Quando cozinho carne seca no feijão não sinto nenhum cheiro dela. Porque? Qual a carne seca que devo comprar? Suas dicas foram ótimas.

    ResponderExcluir